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Lobby Social

Advocacy: agendas do bem



Por Paula Cunha


Recentemente publicamos no blog um texto apontando os setores que mais se destacam em ações de lobby. A ideia pode causar a impressão de que somente grandes corporações - com agenda própria - estabelecem relações com o poder público. No entanto, esta suposição não reflete a realidade. Por essa razão, no post de hoje vamos apresentar o advocacy uma vez que movimentos, causas sociais, direitos de minorias também podem ser objetos dessa atividade, a qual tem diversas similitudes com o lobby.


E o que é advocacy? Apelidado por alguns de lobby do bem, é uma atividade realizada principalmente por entidades e organizações do terceiro setor, movimentos e grupos para mobilizar múltiplos atores em prol de um causa específica. O lobby, isto é, o contato direto com tomadores de decisão é, nesse contexto, uma das estratégias - que em conjunto com campanhas de comunicação, manutenção de relações públicas, apresentação de evidências e soluções - utilizadas para inserir determinado tema na agenda política e fazer com que a sociedade passe a refletir e notar aquele assunto.


Todas essas estratégias promovem a representatividade e tem como um dos objetivos centrais a participação na formulação de políticas públicas que sejam congruentes com os interesses daquele movimento ou grupo. O Greenpeace que atua pela causa ambiental, a Childfund que defende o direito das crianças e adolescentes são dois exemplos muito conhecidos de entidades que adotam uma postura ativa defendendo suas respectivas causas. Assim como elas existem milhares de outras entidades e organizações que se mobilizam por temas diversos.


O advocacy possui uma abordagem mais abrangente e utiliza intensamente a comunicação com o público e não somente com os tomadores de decisão. Muito por isso, ainda que sem saber, pessoas podem atuar para a promoção de causas e defesas de interesses, ainda que indiretamente. O advocacy é uma forma de fazer certas demandas serem ser ouvidas, sendo capaz de influir na agenda política pautando questões que não necessariamente estão relacionados a uma empresa ou setor. Além disso, é capaz de envolver uma parte muito maior da sociedade, fazendo com que pessoas se engajem verdadeiramente nas causas e possam participar ativamente das decisões políticas.


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