top of page
Buscar
  • Lobby Social

E como surgiu o lobby?

Por Paula Cunha e Gustavo Emmanuel


A definição de Lobby na literatura remonta a mais de um século. Em 1908, o cientista político Arthur F. Bentley foi o primeiro a utilizar o conceito. No livro O Processo de Governo, o termo surge como a tentativa de exercer influência sob os membros do Poder Legislativo.


Porém, há controvérsias sobre o surgimento do Lobby como prática. Uma hipótese, refere-se às tentativas de interferência de agricultores do estado da Virgínia na política agrícola dos Estado Unidos. Outra, à época em que o presidente norte-americano Ulysses S. Grant chamou de lobistas do hotel Willard aqueles que o aguardavam no hall.


No Brasil, pesquisadores acreditam que existem atuações de lobistas desde de os movimentos para a abolição da escravatura. Além disso, no começo do século XIX, grupos organizados já buscavam a devida atenção das autoridades políticas. A exemplo, a Associação Comercial do Rio de Janeiro e a Associação Comercial da Bahia já levavam, de maneira organizada, suas demandas ao poder público.


Ainda que não exista uma resposta totalmente precisa acerca do surgimento do lobby, uma coisa é certa: em todos os casos observa-se a tentativa de influenciar a tomada de decisão de acordo com suas necessidades. O que nada mais é do que um exercício democrático.

155 visualizações0 comentário
bottom of page